22 de setembro de 2006

Meirelles filma "Ensaio sobre a Cegueira" de Saramago

Ensaio sobre a Cegueira vai ser filmado pelo diretor de "Cidade de Deus". O cineasta já havia tentado comprar os direitos do livro em 1997, antes de lançar "Cidade de Deus" e antes do Oscar que consagraria a obra do autor português. Na época, Saramago não concordou em conceder os direitos, argumentando que não havia muito sentido em transformar em imagens uma história sobre a cegueira. Dois anos depois, Saramago aceitou vender os direitos à produtora canadense Rhombus Media e, por obra do destino, caberá a Meirelles assumir a direção de "Blindness" (título do romance em inglês). O filme é uma co-produção entre Brasil, Canadá, Reino Unido e Japão, apresentada oficialmente na segunda (11/09), durante o Festival de Toronto. O filme está orçado em US$ 20 milhões, e será rodado em meados do ano que vem, nos arredores de Toronto e São Paulo. Os produtores esperam lançá-lo até março de 2008.

O livro foi adaptado pelo ator e diretor canadense Don McKellar (A Última Noite 1998, com Sandra Oh). Ele interpretará um personagem secundário no longa.

O romance conta a história de uma praga de cegueira, inexplicável e incurável, que começa num homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços civis começam a falhar, a história segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença que cega todos os outros.

O romance mostra o desmoronar completo da sociedade que, por causa da cegueira, perde tudo aquilo que considera como civilização e, mais que comentar as facetas básicas da natureza humana à medida que elas emergem numa crise de epidemia, Ensaio sobre a cegueira mostra a profunda humanidade dos que são obrigados a confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos os deixam. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas também das suas vidas espirituais e da dignidade que tentam manter.

Na contracapa: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara." Livro dos conselhos.

Saramago recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1998, três anos após a publicação do livro.

Fontes: Folha de São Paulo e Wikipédia

Acordos Cinematográficos Brasil/Canadá

As inscrições para o Fundo para Desenvolvimento de Projetos de Obras Audiovisuais foram prorrogadas até o dia 24 de setembro. Fruto de um acordo entre os governos brasileiro e canadense, em parceria com a ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão), o fundo abre novas perspectivas para quem tem um projeto e faltam recursos para o seu desenvolvimento. Os recursos, de 100 mil dólares, serão divididos entre quatro projetos, e são destinados ao desenvolvimento do trabalho e não para a produção em si. Os vencedores serão anunciados em 6 de outubro, durante o Mipcom, em Cannes. A etapa seguinte será o pitching durante o Hot Docs, evento que acontece em Toronto no final de abril de 2007.

O encontro da delegação brasileira do MinC com representantes do órgão canadense National Film Board (NFB) resultou também na implementação de um programa de cooperação audiovisual entre os dois países. Foram duas reuniões realizadas em Toronto nos dias 11 e 12 de setembro que acertaram um acordo que criará linhas de financiamento para co-produções entre os dois países e lançará edital para a realização de um longa-metragem de animação com artistas e técnicos brasileiros e canadenses, que prevê oficinas de formação técnica no Centro Técnico Audiovisual (CTAv). O acordo inclui ainda ações nos campos da distribuição (com intercâmbio entre os acervos da Cinemateca Brasileira e do NFB) e do desenvolvimento tecnológico, adotando como foco prioritá ;rio as áreas de animação e digitalização de acervos.

Fonte: Tela Viva News, 15/09

Visite o site da Revista Intermídias