15 de janeiro de 2010

CIAC promove I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) organiza, a 16 e 17 de Janeiro, as I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação. O evento decorrerá entre as 09h00 e as 18h30 no Anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus Penha.

As intervenções nas I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação dirigem-se a um público especializado na área das artes e da comunicação e têm como objectivo promover a divulgação da investigação que está a ser desenvolvida por professores, investigadores e alunos de doutoramento do CIAC, bem como estimular o debate interdisciplinar entre as diversas áreas de especialização e de actuação deste centro de investigação.
Segundo a Prof.ª Gabriela Borges, investigadora do CIAC e responsável pela organização do evento, «serão apresentados projectos de doutoramento e pós-doutoramento em curso e recentemente finalizados, bem como os projectos em desenvolvimento nas áreas do Teatro e Estudos da Performance, Comunicação, Estudos Fílmicos e Artes Visuais».
As I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação, de entrada gratuita, têm ainda o intuito de proporcionar o debate entre os membros e colaboradores do CIAC tanto do seu pólo na UAlg como do pólo na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, «trazendo ao conhecimento da comunidade académica do Algarve as mais recentes investigações desenvolvidas nas áreas de especialização do centro», sublinha a investigadora.

Responsável pela organização:
Prof.ª Doutora Gabriela Borges
FCHS – Campus Gambela
Tel: 289 800 900 - Ext. 7817
Tel.: 962 643 749
E-mail: gaborges@ualg.pt

Informações e inscrições:
Gabinete de Eventos da FCHS
Sr.ª Isabel Afonso
E-mail: gefchs@ualg.pt | Telefone: 289800900 - Ext.: 7914

A Poética Televisual De Samuel Beckett

A Poética Televisual De Samuel Beckett

Gabriela Borges



Neste belo livro de Gabriela Borges temos um Beckett exposto. Sim, porque a autora nos apresenta, juntamente com sua arguta análise, o fazer constitutivo da estética televisiva do autor. Praticamente desconhecido do público brasileiro, posto que nunca divulgado ou publicado aqui, esse material de trabalho backettiano mostra-se rico e útil para todos aqueles que pensam a TV – seu modo narrativo, segundo um molde mais inteligente. André Bazin, ao comentar o trabalho de Tati, disse que “jamais, sem dúvida, os aspecto físico da palavra, sua anatomia, havia sido posto tão claramente em evidência”. Podemos, sem dúvida alguma, estender essa colocação, no caso de Beckett, aos modos de vários e inusitados de dispor os elementos que compõem a linguagem da TV. A carnalidade do constructo televisivo é por ele desnudada de forma criativa, instigante. Pensa-se Bekett e pensa-se TV. Gabriela Borges, com este estudo, preenche uma lacuna no nosso conhecimento das inúmeras ‘buscas’ empreendidas no campo das artes audiovisuais pelo grande romancista e teatrólogo, com uma leitura atenta aos múltiplos caminhos por ele percorridos, aqui dispostos à espera de novas reflexões. (Josette Monzani)

Sumário sintetizado

Apresentação - Arlindo Machado

Capítulo 1 - Beckett: artista miltimídia
1.1 A desconstrução da linguagem
1.2 As peças teatrais
1.3 As peças radiofônicas
1.4 A voracidade da câmera-olho

Capítulo 2 – A experiência televisual
2.1 A colaboração com a BBC
2.2 A direção na SDR

Capítulo 3 - As tele-peças
3.1 As vozes da memória
3.2 Os fantasmas
3.3 As imagens da memória
3.4 A zona de ausência
3.5 A outra noite

Capítulo 4 - As transcriações
4.1 A boca verborrágica
4.2 As máscaras da morte

Capítulo 5 - A poética televisual
5.1 O domínio tecnológico
5.2 As relações intersemióticas
Editora: ANNABLUME, 2010

Visite o site da Revista Intermídias