16 de novembro de 2006

Mostra Cinema e Cultura das Bordas

De 21 a 26 de novembro de 2006 Centro Cultural São Paulo
Organização: Centro de Estudos da Oralidade, PUC-São Paulo (Adriano Sousa, André Nóbrega, Marcos de Medeiros e Elen Döppenschmitt)

A mostra Cinema e Cultura das Bordas pretende promover um espaço de discussão a respeito de possíveis paisagens culturais construídas a partir de e por grupos sociais considerados à margem. Pensando nisso, privilegiamos alguns filmes que compreendem estéticas e inovações que pertencem a um tipo de produção cinematográfica, referentes a este universo no cenário nacional e estrangeiro.

Mais que um lugar de excelência, as obras selecionadas desenham uma cartografia, de um imaginário de comunidades que não fazem parte de grupos hegemônicos de poder, mas que se expressam de um modo peculiar, revelando diferenças quanto à própria possibilidade de representação na contiguidade das mídias. Trata-se de pensar, a partir do cinema, o mundo dos limites: aquele universo que não está institucionalizado e nem separado por critérios folclorizantes.

Assim, já não caberia mais pensar em centro e periferia, em dentro e fora, mas naquilo que é possível ser construído no “entre”. Se esse espaço de intermediação é verdadeiro, não se privilegiará o enaltecimento de nenhum segmento em favor de outro. Serão incorporadas produções de diferentes sistemas culturais. Desta forma, contemplam-se múltiplas linguagens: oralidades mediatizadas, criação e recriação de imagens a partir da idéia de textos recombináveis, tendo como eixo questões da memória.

As obras escolhidas evidenciam o processo de produção artística em cinema e vídeo o qual imprime sua marca, quando se trata de pensar a cidade como um grande laboratório de experiências inter-culturais que comprometem diferentes grupos que, juntos ou separados, deambulam construindo poeticidades imagéticas e sonoras captadas pela câmera. São práticas e contruções, em diversos registros, que presentificam a vida popular em seus caminhos, conquistas, e impasses.

Para a convocação desses diretores não partimos de critérios pré-estabelecidos que possam garantir abrangência. Buscamos algumas obras capazes de traduzir essas zonas de fronteira, seja através de aspectos da linguagem cinematográfica em si, até possíveis trânsitos com segmentos diversos da cultura, através de diferentes modos de interação entre “filmadores” e “filmados”.

É possível pensar então que, a partir de distintos pontos de vista, esses cineastas – trabalhadores da cultura –, organizaram, capturaram, lembraram e relembraram os trajetos, encontros do homem em seus cotidianos e transgressões.


“CINEMA E CULTURA DAS BORDAS”
Cronograma de exibição:

dia 21 - terça

16h
Basquiat - traços de uma vida
(Basquiat, EUA, cor, 1996, 106min)
direção: Julian Schnabel
elenco: Jeffrey Wright, Michael Wincott, Benicio Del Toro, Claire Forlani
Em 1981, um grafiteiro é descoberto por Andy Warhol e torna-se uma estrela. Entretanto, esse sucesso terá um preço muito alto.

18h
À margem da imagem
(Brasil, 2003, cor, 72min)
direção: Evaldo Mocarzel
Documentário sobre moradores de rua da cidade de São Paulo, que discute a estetização da miséria.

20h
Palestra Cinema e cultura das bordas com: Jerusa Pires Ferreira e Ellen Cristina Koch Vaz Döppenschmitt


dia 22 - quarta

16h
Tapete vermelho
(Brasil, 2006, cor, 100min)
direção: Luiz Alberto Pereir
elenco: Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos
Um homem que mora em uma roça e resolve cumprir uma promessa de levar seu filho Neco para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando ele era garoto. O caipira e sua família viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

18h
Pretty Diana
(Pretty Dyana, Sérvia, 2003, cor, 45min - Falado em Sérvio com legendas em inglês)
direção: Boris Mitic
Um olhar íntimo sobre os refugiados ciganos num subúrbio de Belgrado, Sérvia, que ganham a vida transformando o Citroen 2CV no “carro Dyana”, um carro reciclado, que utilizam para transportar papelão, garrafas e ferro velho. Entretanto, a polícia nem sempre acha esses estranhos veículos engraçados.

Artesãos da morte
(Brasil, 2001, cor, 18min)
direção: Miriam Chnaiderman
A partir do imaginário popular sobre o morto, trabalhadores que lidam diariamente com cadáveres falam da vida e da morte.

Pixador
(Brasil, 2000, cor, 23min)
direção: Guiomar Ramos
Documentário que se passa em São Paulo, onde a “tribo dos pixadores” trabalha a paisagem urbana com suas letras angulosas e seus símbolos e códigos. O filme acompanha um jovem pixador em suas incursões noturnas.

Cultura RAP - comunicação e linguagem das bordas (SAMPLES)
(Brasil, 2005, cor, 10min)
direção: Celso Rosa
Documentário produzido a partir de estudo sobre as mídias e da observação empírica sobre a cultura jovem desenvolvida nas periferias das grandes cidades. O filme, que tem como foco o bairro paulistano de Capão Redondo, concentra-se na fabricação de linguagens e repertórios desses moradores.

20h
Amarelo Manga
(Brasil, 2002, cor, 101min)
direção: Cláudio Assis
elenco: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz
Histórias de encontros e desencontros que acontecem em Recife, no cotidiano de personagens exóticos: um açougueiro casado com uma evangélica, um traficante necrófilo, a dona de um botequim e um cozinheiro homossexual.


dia 23 - quinta

16h
A vida sonhada dos anjos
(La vie rêvée dês anges, 1998, cor, 113min)
direção: Eric Zonka
elenco: Élodie Bouchez, Natacha Regnier, Grégoire Colin
A mochileira Isa chega a cidade de Lille e conhece a solitária Marie. As duas passam a morar juntas no apartamento de uma senhora e sua filha que estão hospitalizadas, em coma. A amizade se enfraquece quando Marie se apaixona por um jovem rico e fútil.

18h
A cidade está tranqüila
(La ville est tranquille, França, 2001, cor, 132min)
direção: Robert Guédiguian
elenco: Ariane Ascaride, Gérard Meylan, Jean-Pierre Darroussin
Histórias que se cruzam, cada uma com suas particularidades. A da operária do mercado de peixes com sua filha viciada, a do jovem rapaz da periferia que luta para subir na vida, a dos militantes racistas de extrema-direita, a de um motorista de táxi que procura o amor em vão, a de um jovem pianista superdotado e a de um casal de aposentados.

20h15
Cidade baixa
(Brasil, 2005, cor, 93min)
direção: Sérgio Machado
elenco: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, Harildo Deda
Dois amigos de infância que trabalham em um barco e dão carona a uma garota de programa que deseja ir a Salvador para, durante o carnaval, arranjar um gringo rico. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando um triângulo amoroso.


dia 24 - sexta

16h
De passagem
(Brasil, 2003, cor, 87min)
direção: Ricardo Elias
elenco: Silvio Guindane, Fábio Nepô, Lohan Brandão, Glennys Rafael,
Após receber a notícia de que seu irmão, envolvido com o tráfico de drogas, foi assassinado, rapaz se une a um amigo de infância para encontrar o corpo, abandonado em algum canto da cidade de São Paulo. Durante o percurso, os dois relembram o passado.

18h
Nem gravata, nem honra
(Brasil, 2001, cor, 70min)
direção: Marcelo Masagão
As diferenças entre homens e mulheres na pequena cidade de Cunha, situada na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Os entrevistados, cidadãos comuns, expõem sua noção do mundo e da diferença entre os sexos. Masagão descobre a alma de Cunha e, por extensão, de grande parte das pequenas cidades do interior paulista. O diretor exibiu o filme semipronto para suas personagens e registrou suas reações.

20h
Terra estrangeira
(Brasil/Portugal, 1995, cor, 100min)
direção: Walter Salles e Daniela Thomas
elenco: Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges, Laura Cardoso, Tchéky Karyo
A mãe de Paco pretende retornar ao seu país de origem, mas morre ao ver seu sonho desmoronar com o confisco do plano Collor. O rapaz decide realizar a viagem planejada por ela, mas, como não tem dinheiro, aceita levar um objeto contrabandeado para Lisboa em troca da passagem e da hospedagem.


dia 25 - sábado

16h
À margem da imagem

18h
Pretty Diana
Artesãos da morte
Pixador
Cultura RAP - comunicação e linguagem das bordas (samples)

20h
Basquiat - traços de uma vida


dia 26 - domingo

16h
Central do Brasil
(1998, cor, 112min)
direção: Walter Salles
elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Soia Lira
Mulher que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil (RJ) ajuda menino, cuja mãe morre em um acidente, a encontrar o pai no interior do Nordeste.

18h
Tapete vermelho

20h
Contra todos
(Brasil, 2003, cor, 100min)
direção: Roberto Moreira
elenco: Leona Cavalli, Silvia Lourenço, Ailton Graça, Giulio Lopes
Na periferia de São Paulo, integrantes de uma família tentam desesperadamente mudar de vida, mas não conseguem escapar de seu destino.

Visite o site da Revista Intermídias