19 de outubro de 2010

Viva o cinema brasileiro!... e Tropa de Elite 2


O ministro Juca Ferreira comemora "momento mágico" que o cinema brasileiro vive hoje. Segundo o ministro, o cinema brasileiro vive um momento mágico. Na semana passada entre os dias 7 e 14 de outubro, mais da metade das salas do país estava exibindo filmes nacionais. Essa marca histórica é liderada pela estréia de ‘Tropa de Elite 2’ e pelo desempenho de público de ‘Nosso Lar’. Esse feito, de grande significado cultural e econômico, é resultado de uma sintonia desses filmes com a sensibilidade do público brasileiro. Esse sucesso aponta caminhos para a indústria cinematográfica brasileira, combinando qualidade com grande capacidade para atrair o espectador. 


No lançamento de "Tropa de Elite 2", seguida de um debate com o diretor José Padilha e o ator Wagner Moura, alimentou discussões sobre cinema, mas colocou em cena, sobretudo, a política. Os políticos se enxergam no ridículo dos personagens. O público, por sua vez, se identifica com o sentimento de revolta generalizada. Não por acaso, o momento em que um deputado corrupto e falastrão é agredido pelo herói, provoca catarse na plateia e resulta em aplausos. "É uma reação emocional. Todo mundo se sente representado. Todo mundo já teve vontade de dar um tapa num deputado safado", disse Wagner Moura, sob risadas. Padilha, mais provocador, aproveitou a referência ao possível lado "fascista" do filme para acariciar a platéia. "Achar que o filme estimula a violência seria considerar vocês [o público] como pessoas pouco inteligentes, que vêem o filme e saem batendo em todo mundo na rua."


Apesar de todo o planejamento antipirataria para evitar que o filme “Tropa de Elite 2” estivesse disponível para download antes da estréia, como bloquear o acesso à internet de computadores que iriam editar o conteúdo filmado, não foi possível impedir que sites de torrents disponibilizassem o filme após a estréia. A qualidade dos arquivos não é das melhores e os próprios usuários de sites de torrents comentam sobre o material que baixaram. No Pirate Bay, por exemplo, usuários afirmam que a qualidade do filme é péssima e a imagem desaparece da tela em grande parte do tempo. Isso pode ser causado por usuários que levam filmadoras ou até mesmo celulares para gravar o filme dentro do cinema, gerando uma cópia com qualidade ruim tanto em áudio quanto em vídeo.

18 de outubro de 2010

Cinema Brasileiro tipo exportação!


O cinema Brasileiro implantou uma bem sucedida leva de festivais nacionais nos maiores centros urbanos do Canadá, Estados Unidos, Tanzânia, Italia, Japão, Nova Zelândia, somando mais de vinte festivais mundo afora.
Este mês tem festival brasileiro em Buenos Aires, Tóquio, Roterdã e Londres. O Brazil Film Fest fará quatro dias em Toronto (21 a 24 de outubro) e uma semana em Montreal (26 de novembro a 2 de dezembro). As diretoras Sandra Kogut ("Diário de uma Crise") e Tatiana Issa ("Dzi Croquettes") estarão presentes para apresentar seus filmes e conversar com o público. Entre os destaques da seleção, estão "Olhos Azuis", de José Joffily, e o documentário "Uma Noite em '67", de Ricardo Calil e Renato Terra.

Visite o site da Revista Intermídias