16 de janeiro de 2007

Sinopse - Revista de Cinema - Edição nº 11

O conjunto de textos que compõem este número da Sinopse - Revista de Cinema foi reunido sem um eixo temático específico. São trabalhos recentes de nossos colaboradores que, se estabelecem afinidades entre si, é porque respondem a questões que se impõem à pauta cinematográfica atual.
Prevalece a discussão sobre o cinema documentário, e questões como a da subjetividade e a da abordagem da política surgem em vários artigos. Também chama a atenção a recorrência de uma estratégia crítica baseada no cotejo entre obras, estabelecendo confrontos entre filmes contemporâneos ou transformações sinalizadas por obras de diferentes períodos.
O foco da revista continua sendo o cinema brasileiro recente, mas abre-se espaço também para a inclusão de artigos dedicados ao cinema argentino contemporâneo e ao fenômeno mundial norte-americano O Segredo de Brokeback Mountain. Há ainda uma sessão dedicada ao resgate de filmes brasileiros que, se não se fazem mais presentes na ordem do dia da crítica cinematográfica, revistos dez, vinte ou oitenta anos após sua realização ainda oferecem farta material de análise.
Em seu conjunto, os textos mostram um desejo de ampliar a reflexão para além da leitura individual dos filmes, situando as obras em contextos interpretativos mais amplos.

Eds. Claúdia Mesquita, David Oubiña, Ismail Xavier, Leandro Saraiva

Editora CINUSP
128 págs.

IMAGENS DA CIDADE

Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporânea

Angela Prysthon (Org.)

Este livro é o resultado do I Simpósio Espaços Urbanos na Comunicação Contemporânea, organizado e realizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadores na área da comunicação debateram e apresentaram idéias sobre as mais diversas questões relativas à cidade e seus reflexos nas transformações urbanas e suas representações na mídia e na cultura.

O contraste das cidades e suas relações com as novas tecnologias, os novos mapeamentos dos ecossistemas, a construção de espaços de comunicação e de interação do urbano com a versão midiática, os imaginários do real e do cotidiano que soam como novos limiares comunicacionais é o que se vê refletido ao longo desta obra.

"A cidade é um grande cenário de imagens e de linguagens, uma esfera intercambiante de fronteiras de sentidos. A cidade é um sistema de interação comunicativa entre os atores sociais, responsáveis pela produção de uma cultura e simbologias urbanas." (Angela Prysthon).

Autores: Célia Romea Castro, Yvana Fechine, Cristina Teixeira Vieira de Melo, Erick Felinto, Eduardo Duarte, Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Jeder Janotti Junior, Lília Junqueira, Marcelo Kischinhevsky e Micael Herschmann, João Freire Filho, Rosana de Lima Soares, Paulo C. Cunha Filho, Paulo Vaz, Carolina Sá-Carvalho, Mariana Pombo e Angela Prysthon

Preço de Capa: R$ 35,00

Nº de páginas: 269

ISBN: 85-205-0449-3

Editora Meridional/Sulina

Visite o site da Revista Intermídias