31 de março de 2010

A mania BBB completa uma década com recorde mundial de votação e mau exemplo de ética na televisão


O BBB 10 (Big Brother Brasil) encerra mais uma edição com um recorde mundial de votos, 155 milhões, envolvendo todos os países onde o big brother é produzido e exibido. “É com muito prazer que eu anuncio que o Big Brother Brasil acaba de bater o recorde mundial de votação em reality shows”, anuncia em voz solene o apresentador Pedro Bial, antes de chamar o ganhador do prêmio de 1,5 milhão de reais, o lutador Marcelo Dourado.


Reprodução


As controvérsias não pararam nesta edição a começar por sua diversidade de orientação sexual que provocou discussões polêmicas e ataques envolvendo os próprios participantes, como a homofobia por parte de Dourado e a heterofobia por parte de Dicésar. O que levou na semana passada o apresentador do programa a se desculpar pelas opiniões dos participantes e a ausentar a emissora de tal comportamento. “Por ser um programa sem roteiro”, disse Pedro Bial, os candidatos “às vezes fazem afirmações impensadas”. E estas, “Não representam a posição da Globo”. Sem dizer exatamente o quê os participantes haviam declarado, ele afirmou que a mesma é a favor do “respeito à diversidade e a repulsa ao preconceito”.

Aliás essas discussões podem ter sido o mote para uma controvérsia que estréia com esta edição, a dos votos fraudulentos. Na verdade a tal diversidade sexual do Big Brother - lésbica e homossexuais assumidos - incomodou muitos telespectadores que viram no oponente Dourado, o defensor do machismo e dos "bons" costumes morais da sociedade brasileira. 

A partir disto, o antigo participante do BBB de 2004 e recauchutado em forma de minoria e perdedor, Marcelo Dourado (ele alega que perdeu tudo nos últimos seis anos, da fama à grana), viu o momento de sua revanche e se tornou o bastião de resistência a tanta diversidade e tolerância. 

Os telespectadores seguidores de Dourado conseguiram, segundo saiu publicado em várias mídias, burlar o sistema de votação da Globo. Assim a cada emparedamento do lutador o BBB batia recordes de votação. Para se ter uma idéia, antes deste histórico 155 milhões envolvendo todos os realities shows, inclusive os americanos, na semana passada no paredão entre Dicésar e Dourado foram computados 125 milhões.

No entanto, na guerra de audiiencia (e de escrúpulos) da televisão brasileira, a Globo simplesmente fechou os olhos e comemorou com a torcida do Dourado pela nova estratégia. 
Hudson Moura

Visite o site da Revista Intermídias