16 de junho de 2007

Lançamentos Cinematográficos!

“Caparaó” conta história de guerrilha contra ditadura
O documentário de Flávio Frederico entrou em circuito quinta-feira (07/06) em seis capitais do país acompanhando a guerrilha na Serra do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. O filme foi o vencedor da competição brasileira do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” em 2006. O movimento, pouco tratado em livros e filmes, foi a primeira tentativa de luta armada contra o regime militar e começou em agosto de 1966, formada por um grupo de ex-militares expurgados pelo governo. Mesmo depois de intensivo treinamento na região por oito meses, o grupo de 20 guerrilheiros nunca foi acionado pela liderança exercida por Leonel Brizola. Isolados, os guerrilheiros de Caparaó (entre eles, o escritor Araken Vaz Galvão) já entravam em conflitos internos e passavam fome quando foram surpreendidos pela Polícia Militar de Minas Gerais, que os cercou em abril de 1967.

“Não por Acaso” trata da tragédia do trânsito paulistanohttp://www.estadao.com.br/banco/img/livre/2007/06/1972007060719344215naoporacasod.jpg

Philippe Barcinski, diretor de curtas premiados e de linguagem inovadora, como “Palíndromo”, estreou nesta sexta-feira (09/06) o seu primeiro longa-metragem, “Não por Acaso”. O filme acompanha o sofrimento de dois homens, um engenheiro de tráfego e o outro jogador de bilhar (Rodrigo Santoro - foto), que possuem obsessão pelo planejamento, e ambos sofrem uma grande perda. Trabalhando com a O2 de Fernando Meirelles, e a empresa produtora e distribuidora Fox, Barcinski não sofreu pressão de nenhuma das empresas para tornar seu filme mais palatável para as grandes platéias. O diretor trabalhou em íntima parceria com o fotógrafo e o montador, planejando muitas cenas - de trânsito, de pano verde da sinuca - já pensando nelas na tela. A música foi um caso à parte. Com Ed Cortês, Barcinski criou um tema para cada personagem, recurso sofisticado e que não é freqüente no cinema brasileiro.

Visite o site da Revista Intermídias