7 de setembro de 2006

Festival de Vancouver se firma como segundo maior festival de cinema do Canadá


O 25º Festival Internacional de Cinema de Vancouver que acontece entre os dias 28 de setembro à 13 de outubro anunciou ontem (06/09) a lista completa dos filmes selecionados. Serão exibidos 300 filmes provindos de cinqüenta países. Um quarto dessa lista são de filmes canadenses entre curtas, médias e longas-metragens. Com a guerra de festivais em Montreal, o festival de Vancouver passou a ser o segundo maior do Canadá em público, enquanto que o Festival de Cinema de Toronto já ocupa o segundo lugar no mundo, perdendo apenas em termos de importância e público para Cannes.

Pedro Almodóvar é quem abre o festival de Vancouver com o seu último longa “Volver”, onde reúne duas de suas atrizes fetiches - Penélope Cruz e Carmem Maura. E, o inglês Stephen Frears encerra o festival com “The Queen”, filme que promete muito debate quando entrar em cartaz nos cinemas britânicos na semana que vem. Helen Mirren na pele da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, está no centro do conflito de interesses e de intrigas entre a Whitehall e o Castelo de Windsor na época da morte da princesa Diana.

O festival apresenta este ano uma mostra especial do cinema na Alemanha com a exibição de 20 filmes da nova geração de cineastas alemães. Outro destaque é a aguardada e famosa mostra anual do cinema Sul-Asiático: “Dragões e Tigres”.

O Brasil será representado pelos longas “Quanto vale ou é por quilo?” de Sérgio Bianchi, o documentário “Vinícius” de Miguel Faria Jr. e o sucesso nacional “Dois filhos de Francisco” de Breno Silveira.

Destaques
O mais esperado filme canadense é “Everything’s gone green” roteiro original do escritor best-seller canadense Douglas Coupland dirigido por Paul Fox. Outros destaques são “Away from her” o primeiro filme dirigido pela atriz Sarah Polley baseado num conto de Alice Munro; “Congorama” do quebequense Philippe Falardeau e, uma retrospectiva do trabalho de Norman Maclaren (1914-1987) cineasta de animação ganhador de mais de 200 prêmios internacionais.

A mostra Dragões e Tigres exibe os sucessos coreanos “The Host” de Bong Joon-Ho, “The king and the clown” de Lee Jun-Ik e “No mercy for the rude” de Shin Ha-Kyun; os chineses “Still Life” de Jia Zhangke – destaque do último festival de Veneza (fora da competição) e Betelnut de Yang Heng; os japoneses “Lost in Tokyo” de Ikawa Kotaro e “Dog days dream” de Ichii Msahide; o taiwanês “Do over” de Cheng Yu-Chieh; o tailandês “Stories from the north” de Uruphong Raksasad; e, o filipino “Todo todo teros” de John Torres.

Outros destaques do festival são os filmes egípcio “The Yacoubian Building” de Marwan Hamed, o mais ambicioso projeto do cinema árabe dos últimos anos. Da França o destaque é o ganhador de vários Césars “Le Petit Lieutenant” de Xavier Beauvois com Nathalie Baye interpretando uma agente de polícia com problemas alcoólicos.

Os documentários prometem muito debate como sempre, mas nesta edição do festival os destaques são as ações militares no Oriente Médio e a cultura mulçumana. “My country my country” da diretora americana Laura Poitras, enfoca o dia-a-dia dos iraquianos sob a ocupação americana enquanto o filme de Rob McGann “American Zeitgeist: crisis and conscience in an age of terror” faz um balanço desde a Guerra-Fria nas montanhas do Afeganistão até a queda das torres gêmeas. “The smell of paradise” de Mariusz Pilis e Marcin Mamon mostra o ponto de vista e a necessidade dos isralenses de compreender o que se passa pela cabeça dos mulçumanos e a idéia do Paraíso Islâmico. “Hamburg lectures” do alemão Romuald Karmakar é uma entrevista com o chefe do mosqueiro de Hamburgo, de onde três de seus membros faziam parte do atentado do onze de setembro. Outro filme alemão “The judge and the fanatic” de Tom Meffert analisa a questão do extremismo mulçumano no Iêmen.

Hudson Moura
07/09/2006

Destaques do 63º Festival de Veneza

Longa chinês leva título de filme revelação em Veneza.
O filme chinês "Sanxia Haoren" (Still Life), de Jia Zhang-ke, foi anunciado nesta segunda-feira (04/09) como filme revelação pela direção do 63º Festival de Veneza Considerado um dos mais prestigiados representantes do cinema independente de seu país, Jia estreou em 1998 com o longa-metragem "Xiaown". Logo em seguida, em 2000, lançou "Zhantai". Em 2004 foi convidado a participar do Festival de Veneza com o filme "Shijie". "Sanxia Haoren" é o único filme chinês em concurso, além de um de Hong Kong e outro de Taiwan.
Fonte: Folha Online, 04/09


Veneza elogia filme de Karim Aïnouz, "O Céu de Suely".
Um retrato sincero e lírico sobre a condição da mulher no Brasil: assim foi definido pela crítica o filme "O Céu de Suely", do brasileiro Karim Aïnouz, exibido na mostra Horizontes do Festival Veneza. A história de uma jovem de 21 anos que busca a emancipação, filmada no desértico e pobre Nordeste do Brasil, foi bem recebida pelo público veneziano, que apreciou a alegria, a honestidade e a ausência de exotismo da obra. "É um filme sincero e lírico, embora o tema não seja uma novidade", afirma o crítico do jornal veneziano "Il Gazzettino", que reconhece a força, a coragem e a ternura da personagem principal do filme, protagonizado por Hermila Guedes. O longa-metragem, que descreve com sabedoria o ritmo de uma pequena cidade do interior, os empregos humildes dos moradores para ganhar a vida, como lavar carros e dirigir um táxi-moto até a zona de prostituição, constitui um olhar cru do Brasil moderno.
Fonte: Folha Online, 04/09


Drama sobre família real britânica é o primeiro grande favorito do festival.
"The Queen", uma reconstrução da crise na monarquia britânica em 1997 provocada pela morte da princesa Diana, está sendo visto como o favorito para levar os prêmios mais importantes do Festival de Cinema de Veneza este ano. Nesta segunda-feira (04/09), sexto dia do evento, os críticos e o público estão fazendo reverências diante do filme de Stephen Frears. Os dois outros filmes que vêm sendo apontados como favoritos entre os 21 que integram a competição oficial são ''Private fears in public places'', do cineasta francês Alain Resnais, e "Children of men", do mexicano Alfonso Cuarón. "A dália negra'', que ganhou atenção ao inaugurar o festival este ano, recebeu críticas mistas. Scarlett Johansson protagoniza uma história baseada no hediondo assassinato da atriz novata de Hollywood Elizabeth Short, em 19 47.
Fonte: Globo Online, 09/04

Filme de Diegues leva principal prêmio no Festival de Montreal

O filme brasileiro "O maior amor do mundo" e o japonês "Nagai Sanpo" dirigido por Eiji Okuda compartilharam o prêmio principal no Festival de Cinema do Mundo de Montreal, no Canadá. O filme de Cacá Diegues conta a história de Antonio (José Wilker), astrofísico brasileiro que fez fama e fortuna nos Estados Unidos. Diagnosticado com câncer, volta ao Brasil e parte em busca da mãe biológica, que ele nunca conheceu. O prêmio "Glauber Rocha" para melhor filme latino-americano foi para "Mariposa Negra", do peruano Francisco Lombardi, realizada em co-produção com a Espanha.

Lista completa dos principais prêmios:

Grande prêmio das Américas ex-aequo:
NAGAI SANPO (UNE LONGUE MARCHE) de Eiji Okuda (Japão)
O MAIOR AMOR DO MUNDO (LE PLUS GRAND AMOUR DU MONDE) de Carlos Diegues (Brasil)

Grande prêmio Especial do júri:
SNOW IN THE WIND de Yang Yazhou (China)

Melhor diretor:
GYMNASLAERER PEDERSEN (COMRADE PEDERSEN) de Hans Peter Moland (Noruega)

Melhor contribuição artística:
Guy Dufaux pour LES FILLES DU BOTANISTE CHINOIS de Dai Sijie (França/Canada)

Melhor atriz:
NI PING pour le film SNOW IN THE WIND de Yang Yazhou (China)

Melhor ator:
FILIP PEETERS pour le film DEL HEL VAN TANGER (ENFER À TANGER) de Frank Van Mechelen (Bélgica/Espanha)

Melhor roteiro:
WARCHILD de Christian Wagner (scénario de Edin Hadzimahovic (Alemanha/Eslovênia)


Curta-metragens:

Melhor curta:
RÉVOLUTION de Xavier Diskeuve (Bélgica)

Prêmio do Júri:
CHECKPOINT de Ben Phelps (Austrália)

Melhor primeiro filme de longa-metragem ficção:
MÁS QUE A NADA EN EL MUNDO (PLUS QUE TOUT AU MONDE) de Andrés León Becker et Javier Solar (México)

Prêmio do Público:
LES FILLES DU BOTANISTE CHINOIS de Dai Sijie (França/Canada)

Prêmio Glauber Rocha para melhor filme Latino-Americano:
MARIPOSA NEGRA de Francisco Lombardi (Peru/Espanha)

Melhor documentário:
L'ART DE VIEILLIR de Jean-Luc Raynaud (França)

Festivais de Havana e Brasília recebem inscrições

Mais de 500 filmes, a maioria de Brasil e Argentina, estão inscritos para competir no 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que será realizado entre 5 e 15 de dezembro em Havana, informaram os organizadores. Do total, 278 filmes concorrerão na categoria longa-metragem de ficção, 233 na de documentários e o restante na de filmes de animação e cinema experimental. O programa envolve ainda uma ampla e representativa mostra do cinema contemporâneo internacional. As incrições continuam abertas até o dia 15 de setembro.
Fonte: Terra, 30/08


Vão até 30/9 as inscrições de filmes as mostras competitivas do 39º Festival de Brasília , que será realizado de 21/11 a 28/11. Podem participar títulos em 16 mm e 35 mm, de curta, média e longa-metragem. Serão distribuídos R$ 345 mil em prêmios.
Fonte: Folha de São Paulo, 02/09

Te vi no You Tube

O You Tube é, hoje, o serviço que mais se aproxima do conceito de televisão sob demanda, aquela na qual o telespectador monta sua própria grade de programação, assiste apenas ao que lhe interessa e quando puder. Um ano depois de lançado, o serviço de veiculação de vídeos na internet já conta com 20 milhões de assinantes que assistem a mais de cem milhões de vídeos por dia. Depois de seduzir o internauta, o You Tube, agora, passa a ser assediado por gravadoras, profissionais de cinema e vídeos, que já vêem no download gratuito de vídeos a mídia perfeita de divulgação de produtos. O serviço recebe em média 35 mil novos vídeos por dia e é visitado, só no Brasil , por mais de 2,6 milhões de usuários no Brasil. Só em julho, o serviço cresceu 53% no país. O Brasil, com 20% dos internautas visitando o site, já é, proporcionalmente, o segundo país do mundo que mais usa o You Tube. o símbolo maior da revolução é o curta "Tapa na Pantera". Dirigido pelos cineastas paulistanos Esmir Filho, Rafael Gomes e Mariana Bastos, o filme virou uma febre entre os internautas do país. Com várias versões, ele mostra Maria Alice Vergueiro na pele de uma personagem que discorre sobre sua relação com a maconha. Uma das versões já foi assistida por mais de 600 mil pessoas. Vencedor do Prêmio Destaque do Júri do Gramado Cine Vídeo, que aconteceu paralelamente ao último Festival de Gramado, "Tapa na Pantera", segundo Esmir Filho, caiu na rede graças a um acaso, atendendo a pedidos de amigos que o pediam para enviar o curta pela web. Para o diretor, o sucesso é apenas um "fenômeno espontâneo gerado pela internet".
Fonte: O Globo, 02/09, matéria


Tapa na Pantera



Direção: Esmir Filho, Rafael Gomes e Mariana Bastos

Interpréte: Maria Alice Vergueiro
Duração: 3'36''

6 de setembro de 2006

São Paulo destina R$ 20 milhões à cultura por meio de incentivo fiscal

As empresas sediadas em SP interessadas em patrocinar projetos culturais por meio de incentivo fiscal já podem se inscrever no Programa de Ação Cultural (PAC) através do site da Secretaria da Fazenda do Estado. Todos os participantes que fizerem seu cadastro no decorrer do mês de setembro poderão liberar recursos de patrocínio para artistas ou produtores após 1º de outubro. O estado liberará R$ 20 milhões para investimento em cultura através de renúncia fiscal, por meio de isenção de ICMS.
Fonte: Tela Viva News, 30/08

4 de setembro de 2006

Andrzej Dragan

Eu não sei o que me impressiona mais no fotógrafo Polonês Andrzej Dragan, se as fotos ou a biografia dele! As fotos são incríveis, mesmo que a técnica fotográfica se utiliza de muitos subterfúgios de "retoques digitais"... a expressão dos fotografados e a composição do quadro são de uma qualidade extraordinária. Quanto a biografia de Dragan é algo mais ou menos assim: começou a fotografar há apenas três anos, em 2003, e já conta com uma série de exposições e prêmios pela Europa. Tem menos de trinta anos e possui um PhD em física quântica, acumulando assim várias profissões: fotógrafo publicitário, cientista e professor universitário. Haja tanta eficiência. Confira o currículo e o trabalho fotográfico de Andrzej Dragan.























Novo longa de Tata Amaral estréia no Festival de Toronto

O Festival Internacional de Cinema de Toronto, que promove sua 36º edição de 7 a 16 de setembro, é o palco da pré-estréia mundial de "Antonia", terceiro longa-metragem de Tata Amaral. No Brasil, o filme está previsto para estrear apenas em janeiro de 2007. "Antonia" participa da sessão Contemporary World Cinema do evento. O filme narra a história da luta contra o machismo e o preconceito em meio à cultura hip hop. A trama se desenrola a partir da trajetória de um grupo de quatro meninas que moram na periferia de São Paulo e tentam sobreviver cantando rap.
Fonte: Folha Online, 29/08


Preta (Negra Li), Mayah (Quelynah), Barbarah (Leilah Moreno) e Lena (MC Cindy) formam o grupo 'Antonia'. Elas têm o sonho de sobreviver cantando rap, mas antes precisam superar a carência, as dificuldades cotidianas, o preconceito masculino.

Site oficial do filme Antonia

O Festival Internacional de Toronto exibe ainda o longa brasileiro "O céu de Suely" de Karim Ainouz, e o segmento "Loin du 16ème" de Walter Salles e Daniela Thomas parte do filme coletivo "Paris, Je t'Aime".




O filme "O céu de Suely", do cineasta brasileiro Karim Ainouz (Madame Satã), integra a seleção da mostra Horizontes, seção paralela do 63º Festival Internacional de Cinema de Veneza (30 de agosto a 9 de setembro), no qual um total de 40 filmes participam da mostra competitiva. "Suely" faz parte dos 40 filmes selecionados da Mostra de Cinema de Veneza, que neste ano dedicará uma retrospectiva ao cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, um dos pais do Cinema Novo, diretor de 14 filmes, entre os quais Macunaíma. "Suely" disputará com outros 19 filmes.
Fonte: Terra, 29/08, matéria



Paris, je t'aime (Walter Salles dirigindo a atriz colombiana Catalina Sandino Moreno)

Toada do Esquecido

Visite o site da Revista Intermídias