7 de setembro de 2006

Destaques do 63º Festival de Veneza

Longa chinês leva título de filme revelação em Veneza.
O filme chinês "Sanxia Haoren" (Still Life), de Jia Zhang-ke, foi anunciado nesta segunda-feira (04/09) como filme revelação pela direção do 63º Festival de Veneza Considerado um dos mais prestigiados representantes do cinema independente de seu país, Jia estreou em 1998 com o longa-metragem "Xiaown". Logo em seguida, em 2000, lançou "Zhantai". Em 2004 foi convidado a participar do Festival de Veneza com o filme "Shijie". "Sanxia Haoren" é o único filme chinês em concurso, além de um de Hong Kong e outro de Taiwan.
Fonte: Folha Online, 04/09


Veneza elogia filme de Karim Aïnouz, "O Céu de Suely".
Um retrato sincero e lírico sobre a condição da mulher no Brasil: assim foi definido pela crítica o filme "O Céu de Suely", do brasileiro Karim Aïnouz, exibido na mostra Horizontes do Festival Veneza. A história de uma jovem de 21 anos que busca a emancipação, filmada no desértico e pobre Nordeste do Brasil, foi bem recebida pelo público veneziano, que apreciou a alegria, a honestidade e a ausência de exotismo da obra. "É um filme sincero e lírico, embora o tema não seja uma novidade", afirma o crítico do jornal veneziano "Il Gazzettino", que reconhece a força, a coragem e a ternura da personagem principal do filme, protagonizado por Hermila Guedes. O longa-metragem, que descreve com sabedoria o ritmo de uma pequena cidade do interior, os empregos humildes dos moradores para ganhar a vida, como lavar carros e dirigir um táxi-moto até a zona de prostituição, constitui um olhar cru do Brasil moderno.
Fonte: Folha Online, 04/09


Drama sobre família real britânica é o primeiro grande favorito do festival.
"The Queen", uma reconstrução da crise na monarquia britânica em 1997 provocada pela morte da princesa Diana, está sendo visto como o favorito para levar os prêmios mais importantes do Festival de Cinema de Veneza este ano. Nesta segunda-feira (04/09), sexto dia do evento, os críticos e o público estão fazendo reverências diante do filme de Stephen Frears. Os dois outros filmes que vêm sendo apontados como favoritos entre os 21 que integram a competição oficial são ''Private fears in public places'', do cineasta francês Alain Resnais, e "Children of men", do mexicano Alfonso Cuarón. "A dália negra'', que ganhou atenção ao inaugurar o festival este ano, recebeu críticas mistas. Scarlett Johansson protagoniza uma história baseada no hediondo assassinato da atriz novata de Hollywood Elizabeth Short, em 19 47.
Fonte: Globo Online, 09/04

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias