25 de outubro de 2006

A máxima glauberiana "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" é revista por Josette Monzani


GÊNESE DE DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
JOSETTE MONZANI

ANNABLUME
336 páginas
ISBN:
8574195952


Muita confusão se criou em torno da máxima glauberiana - "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" - como se houvesse aí implicada a idéia de elementar improviso, pouca atenção ao trabalho de preparação dos filmes. Tomá-la à letra, de forma redutora, é esquecer a enorme auto-exigência e o angustiado trabalho de criação de um cineasta realizador de obra complexa, onde "idéia" envolve um rico processo de reflexão e de ensaio nos caminhos de expressão, e "câmera na mão" significa abraçar uma nova estética de construção do olhar e da mise-en-scène que se ajusta à escassez de recursos e faz, de um problema, um motivo de criação.

A pesquisa de Josette é documento definitivo deste trabalho cheio de mediações, cujos saltos e reviravoltas não dispensam um movimento subterrâneo de maturação, como podemos observar na série de roteiros.

23 de outubro de 2006

Estréia ousada no cinema marroquino: "As Portas do Paraíso" de Imad e Swel Noury

Ney dirige-se ao apartamento de sua vítima para executar uma vingança. Esse simples ajuste de conta, porém, colocará três vidas distintas em colisão. Ney é um jovem de 22 anos que mora com a mãe cega e a irmã. Larga o emprego como peão de obra e passa a trabalhar para Mansour, um mafioso que se dedica ao tráfico de homens, entre outras coisas. Mansour vê em Ney um filho, faz dele seu protegido e dá-lhe cada vez mais poder. Para Ney, os fins justificam os meios, e ele está convencido de que age para o bem de sua família. Está próximo de realizar um sonho: pagar uma cirurgia para que a mãe volte a enxergar. Lisa é americana, professora de Belas Artes em Casablanca e vive sozinha desde que o marido morreu num acidente. Só tem um amigo, Jalil. Mas sua vida mudará ao descobrir que é a única família de duas vítimas de um ajuste de contas: uma mãe e um filho, Souad e Salim, cunhada e sobrinho que ela não conhecia. E Smail saiu da prisão em que cumpriu quinze anos de detenção devido à traição de um velho amigo. Ele quer a liberdade por causa de sua mãe doente e porque teve muito tempo para preparar sua vingança.

Portas do Paraíso (Marrocos) filme de estréia em longa-metragem dos irmãos Imad e Swel Noury é destaque hoje da 30a. Mostra de Cinema de São Paulo.

Visite o site da Revista Intermídias