30 de setembro de 2007

Retrospectiva de Jia Zhang-ke na Mostra de São Paulo
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, cuja 31ª edição acontece na cidade em outubro, está repleta de atrações, tais como filmes premiados nos principais festivais e mostras internacionais, a retrospectiva do principal cineasta chinês em atividade e sessão de abertura com o ator mexicano mais famoso do momento. A programação completa ainda não foi fechada, porém mais de 220 filmes já estão confirmados, e as principais seções paralelas, também. Organizada por Leon Cakoff e Renata de Almeida, a Mostra será aberta no dia 19, no Auditório Ibirapuera, com a estréia nacional de "O Passado", o novo longa de Hector Babenco. Inspirado no livro homônimo de Alan Pauls, o filme trata das relações amorosas do jovem tradutor Rimini. O protagonista é o mexicano Gael García Bernal, que, como Babenco, irá ao Ibirapuera. Entre os filmes da programação regular estão trabalhos como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", do romeno Cristian Mungiu, o argentino "El Otro", de Ariel Rotter, premiado em Berlim neste ano, e "Império dos Sonhos", novo longa de David Lynch. Das retrospectivas, destaque para a de Jia Zhang-ke.
Fonte: Folha de São Paulo


Babelgum faz festival de cinema online

Produções profissionais de curtas e médias-metragens independente podem concorrer a 20 mil euros na premiação do festival que acaba de ser criada pelo serviço de vídeos web Babelgum. O festival de cinema online terá sete categorias (clipe, curta-metragem, documentário, publicidade, animação, social/meio-ambiente e o "Looking For Genius Award", que premiará novos talentos) e o vencedor em cada uma delas ganhará 20 mil euros, além de partilhar a receita publicitária gerada pela exibição do filme. Os vídeos receberão notas dos usuários do serviço, que é gratuito, e os dez mais bem colocados serão julgados por um júri profissional. Os três finalistas serão analisados pelo cineasta Spike Lee, que elegerá o melhor.
Fonte: Tela Viva News


São Paulo recebe em outubro 2ª Mostra de Cinema Nordestino
A 2ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, que acontece em outubro, conta com mais de 40 produções em sua programação. O evento será realizado em diversas cidades de São Paulo, como Taboão da Serra, Santo André e Diadema, e no centro expandido da capital. Durante o festival estarão em cartaz animações gráficas, ficções e documentários de diferentes estados do Nordeste, em curta, média e longa metragem. Segundo os organizadores, a mostra tem como um de seus objetivos levar filmes a um público que não está habituado a ir ao cinema, muitas vezes por falta de dinheiro para o ingresso e até para o ônibus. Com entrada livre, os destaques do evento são os longas "Cinema, Aspirinas e Urubus", "O Céu de Suely", "Árido Movie", "Corisco e Dada" e "Baile Perfumado".
Fonte: Folha Online

Brasileiros competem no Festival de San Sebástian
Os brasileiros Matheus Nachtergaele com "A Festa da Menina Morta" e Werner Schumann com "Sol na Neblina" estão entre os seis finalistas do prêmio Cine em Construção do 55º Festival de Cinema de San Sebástian, que acontece de 20 a 29 de setembro. Na competição oficial, 16 filmes, sendo dois da América Latina, vão concorrer pelo prêmio máximo do concurso, a Concha de Ouro de melhor filme. As obras brasileiras, entretanto, concorrem na categoria que condecora filmes ainda inacabados, destinada a ajudar na finalização das obras de diretores independentes. Na competição principal, o cinema latino-americano será representado pelos filmes "Encarnación" (Argentina), de Anahí Berneri e "Matar a todos" (Uruguai), do diretor Esteban Schoroeder. O cinema da América Latina terá um concurso específico com a sessão Horizonte, uma das várias competições do festival. O Brasil será representado pelos filmes "Baixio das Bestas", de Cláudio Assis, "A Casa de Alice", de Chico Teixeira, "Otávio e as Letras", de Marcelo Masagão e "A Via Láctea", de Lina Chamie.
Fonte: UOL Cinema

Co-produção brasileira ganha prêmio em Montreal
"A Outra Margem", co-produção luso-brasileira entre a Clap Filmes (Portugal) e a Plateau Produções, conquistou o prêmio de melhor ator na 31ª edição do Festival de Filmes do Mundo de Montreal, atribuído aos atores portugueses Filipe Duarte e Tomás de Almeida. A produção teve direção de Luís Filipe Rocha (“Adeus Pai” e “A Passagem da Noite”) e direção de fotografia de Edgar Moura. Segundo Beto Tibiriçá, da Plateau Produções, o filme será lançado no Brasil ainda este ano, durante a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Fonte: Tela Viva News

Novo site vai arquivar e difundir documentários latinos
O site Docfera foi lançado na terça-feira (11/09) com o objetivo de ser uma plataforma através da qual o público terá acesso ao maior arquivo digital do mundo de documentários latino-americanos. O objetivo é conservar, divulgar e distribuir na internet o enorme patrimônio documentário latino-americano nos mais diversos formatos digitais, com a maior qualidade disponível. O site também ajudará produtores a divulgar sua obra e receber online seus direitos autorais. Hirsch é filha de Paul Hirsch, gerente da fundação argentina Antorchas, da brasileira Vitae e da chilena Andes. O Docfera inclui um módulo que permite criar festivais de cinema virtuais. Os membros do júri podem estar em diferentes partes e assistir, discutir, comentar e votar nos filmes. Os produtores podem vender seus documentários de maneira segura, com proteção de direitos autorais, sob o protocolo DRM, que estabelece os níveis de reprodução e cópia de cada obra, acrescentou. Além disso, o sistema permite que os autores acompanhem o destinos de suas obras e de sua renda.
Fonte: Estadão

Fernando Meireles começa a filmar "Ensaio Sobre a Cegueira" e o público poderá
acompanhar seu diário pessoal através de blog
O cineasta brasileiro Fernando Meireles iniciou no sábado (15/09) as filmagens da adaptação cinematográfica do romance de José Saramago "Ensaio Sobre a Cegueira", cujo título em inglês será Blindness, em Montevidéu, capital do Uruguai. Indicado ao Oscar por "Cidade de Deus" e por "O Jardineiro Fiel", o diretor está no comando de uma superprodução internacional, com locações em São Paulo, Toronto e na capital uruguaia. Estrelam o longa as atrizes Julianne Moore, Alice Braga, Sandra Oh, e os atores Mark Rufallo, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, entre outros. O filme narra a história de uma epidemia de cegueira que assola um país fictício e que não tem qualquer explicação científica. Julianne Moore interpretará a única personagem da história que, também por razões inexplicáveis, não fica cega. Fernando Meireles conta histórias dos bastidores das filmagens em um blog chamado Diário de Blindness: clique aqui.
Fonte: JB

Brasil vai concorrer com oito filmes em festival francês
Oito filmes de cineastas brasileiros concorrem na seção oficial do Festival de Biarritz - Cinema e Culturas da América Latina 2007, que será realizado na cidade francesa entre 24 e 30 de setembro com a exibição de cem películas. O Brasil será representado com os longas-metragens de ficção "Ó Pai, Ó", de Monique Gardenberg, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer, e pelos documentários "Elevado 3.5", de João Sodré, Maira Buhler e Paulo Pastolero, "Los Paraguayos", de Marcelo Martinessi, e "O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol", de Mariana Fortes. Entre os curtas-metragens, participam "O Próximo", de Maya Rizzo, "A Peste de Janice", de Rafael Figueiredo, e "Picolé, Pintinho e Pipa", de Gustavo Melo, e, fora da competição, a diretora Sandra Kogut vai mostar o filme "Mutum". Serão atribuídos os prêmios El Abrazo para melhor longa-metragem, melhor interpretação feminina, melhor interpretação masculina, melhor curta-metragem e prêmios do público France Bleu Pays Basque.
Fonte: Folha Online

"Aboio" resgata o canto esquecido dos vaqueiros
Dois anos depois de ter sido exibido no Festival do Rio - e também de ser premiado no Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" -, estréia "Aboio" da mineira Marília Rocha. O longo tempo dá um pouco a idéia das dificuldades que o gênero enfrenta no mercado. E o documentário não tem feito feio num mercado que anda refratário às ficções brasileiras. Para o seu tamanho, e para o seu lançamento, "Santiago", de João Moreira Salles, pode ser considerado um sucesso maior do que produções ambiciosas como "Antônia" e "Cidade dos Homens", sem que se pretenda com isso desqualificar os trabalhos de Tata Amaral e Paulo Morelli. "Aboio" nasceu de uma pesquisa da diretora sobre o universo de João Guimarães Rosa e Mário de Andrade. Nas obras dos autores, ela encontrou repetidas referências ao aboio, ou seja, ao canto que os vaqueiros utilizam para chamar o gado. Atraída pela idéia, Marília percorreu o norte de Minas, entrou pela Bahia e chegou a Pernambuco, sempre em busca de aboiadores.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias