10 de novembro de 2010

Dom Quixote vira livro eletrônico interativo com YouTube e Facebook

Interfaz del Quijote interactivoDom Quixote acaba de ser disponibilizado como livro interativo pela Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), após o trabalho de digitalização que enfeitou a obra-prima espanhola com mapas e ilustrações da época.

A primeira edição do romance do "engenhoso fidalgo" da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), data de 1605 e 1615 em Madri e que agora, quatro séculos depois, pode ser lido como qualquer e-book, virando as páginas da tela, trocando o tipo de letra ou seu tamanho.

A novidade é que no trabalho de digitalização das 1.282 páginas da edição foram acrescentados diversos complementos para tirar mais proveito da obra. Estão incluídos mapas interativos de rotas com os itinerários das viagens de Dom Quixote, uma cronologia de fatos relativos à obra, seu contexto - a vida no século XVII, os livros de cavalaria
 - e seu autor, referências a outros livros da Biblioteca Nacional, ilustrações e gravuras da época e links para enviar trechos por e-mail ou Facebook. Além disso, é possível ouvir música e até "o som real das páginas" ao serem viradas.

À iniciativa sobre a obra-prima da literatura espanhola soma-se a apresentada Academia Real Espanhola da Língua (RAE) e pelo Youtube, que permite que internautas do mundo todo exponham nesse site vídeos com a leitura do livro.

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias