22 de setembro de 2006

Meirelles filma "Ensaio sobre a Cegueira" de Saramago

Ensaio sobre a Cegueira vai ser filmado pelo diretor de "Cidade de Deus". O cineasta já havia tentado comprar os direitos do livro em 1997, antes de lançar "Cidade de Deus" e antes do Oscar que consagraria a obra do autor português. Na época, Saramago não concordou em conceder os direitos, argumentando que não havia muito sentido em transformar em imagens uma história sobre a cegueira. Dois anos depois, Saramago aceitou vender os direitos à produtora canadense Rhombus Media e, por obra do destino, caberá a Meirelles assumir a direção de "Blindness" (título do romance em inglês). O filme é uma co-produção entre Brasil, Canadá, Reino Unido e Japão, apresentada oficialmente na segunda (11/09), durante o Festival de Toronto. O filme está orçado em US$ 20 milhões, e será rodado em meados do ano que vem, nos arredores de Toronto e São Paulo. Os produtores esperam lançá-lo até março de 2008.

O livro foi adaptado pelo ator e diretor canadense Don McKellar (A Última Noite 1998, com Sandra Oh). Ele interpretará um personagem secundário no longa.

O romance conta a história de uma praga de cegueira, inexplicável e incurável, que começa num homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços civis começam a falhar, a história segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença que cega todos os outros.

O romance mostra o desmoronar completo da sociedade que, por causa da cegueira, perde tudo aquilo que considera como civilização e, mais que comentar as facetas básicas da natureza humana à medida que elas emergem numa crise de epidemia, Ensaio sobre a cegueira mostra a profunda humanidade dos que são obrigados a confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos os deixam. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas também das suas vidas espirituais e da dignidade que tentam manter.

Na contracapa: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara." Livro dos conselhos.

Saramago recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1998, três anos após a publicação do livro.

Fontes: Folha de São Paulo e Wikipédia

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias