19 de julho de 2007

"Em Busca da Vida" de Jia ZhangKe, o mundo industrial em vias do desaparecimento


O Cineasta Jia ZhangKe ganhou o Leão de Ouro com esta fábula dos tempos modernos sobre a China contemporânea. Em busca da Vida (Sanxia haoren / Still Life) conta duas histórias de pessoas procurando pelos seus cônjuges numa cidade em vias de desaparecer sob a represa de Três Gargantas. Han Sanming, trabalhador em minas de carvão, viaja a Fengjie - cidade que será submersa para a construção da represa - para procurar a ex-mulher, a qual não vê há 16 anos. Já a enfermeira Shen Hong volta à cidade para procurar seu marido, que não vê há dois anos. Ambos estão em busca de uma redenção pessoal num mundo em pleno estado de mutação. Numa realidade tão instável, ideológica e emocional, em que devemos acreditar ou onde podemos nos ancorar?






"Eu cada vez mais me acostumo a pensar meus personagens através e nos espaços em que eles vão atuar. Me interessa pensar como as ações humanas todas ficam gravadas, lembradas pelos espaços por onde passam. Esse sentido de atmosfera a ser ocupada e antes já ocupada é que me leva a imaginar o drama de um filme. Como uma arte da ficção, um filme tenta apresentar a realidade e, ao contrário do que se poderia pensar, apresentar a realidade é um ato de imaginação. A realidade não pode causar diretamente o sentimento de realidade. O que um filme meu tenta fazer é não tentar achar a realidade como dado, mas o sentimento dela através dos personagens que nos levam a conhecê-la." Jia ZhangKe



Leia em Cinética a entrevista completa com o cineasta Jia ZhangKe
Leia em DocBlog (excelente blog sobre documentários) uma matéria sobre o último documentário de Zhang-Ke,
Dong que enfoca o trabalho do pintor chinês Liu Xiadong realizado na Tailândia.

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias