O Roda Viva entrevistou na semana passada a especialista em pesquisas de opinião Márcia Cavallari. O programa perguntou questões como Pesquisa de opinião eleitoral funciona? Acerta? Erra? Tem influência no resultado das eleições? Os institutos de pesquisa são todos culpados ou são todos inocentes? Os institutos de pesquisa e seus metodos de trabalho surpreenderam nos resultados:
• Dilma Rousseff teve menos votos do que o previsto nas ultimas pesquisas, inclusive na boca-de-urna.
• Marina Silva teve muito mais, chegou a quase 20% e provocou o segundo turno.
• Serra cresceu na reta final, fato despercebido por todos.
Afinal até que ponto precisamos saber do resultado destas pesquisas para decidirmos nosso voto? Essas pesquisas não deveriam serem restritas aos candidatos interessados e não alardeados como a coisa mais importante de uma campanha eleitoral para presidente? E se a mídia alardeasse as propostas dos candidados ao invés de uma bomba midiática que a qualquer momento vai mudar os rumos à partir de pesquisas de boca de urna?
Tweet
11 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário