18 de outubro de 2006

"Deleuze e o Cinema" de Jorge Vasconcellos

Deleuze e o Cinema - Filosofia e Teoria do Cinema

Jorge Vasconcellos

ISBN: 8573932198 - Cód. Barra: 9788573932195

240 páginas - 1aª edição - 2006



Apresentação de Ivana Bentes e Prefácio de Guilherme Castelo Branco

Sumário: O cinema como nova forma de pensamento, esse é um dos principais temas do livro de Jorge Vasconcellos, que analisa e celebra o encontro de um dos mais brilhantes filósofos contemporâneos, Gilles Deleuze, com o pensamento cinematográfico.
Ao conduzir o leitor com firmeza pela “cartografia ampliada das imagens e signos cinematográficos” proposta por Deleuze, o autor analisa os conceitos centrais de imagem-movimento e imagem-tempo, a crise do cinema narrativo clássico e a eclosão de um pensamento diferencial, com o cinema moderno. Aponta as novas questões sobre montagem e narratividade, partilhando o entusiasmo do filósofo por cineastas-pensadores como Einstein, Hitchcock, Orson Welles, Allain Resnais e Jean-Luc Godard, entre outros.
Partindo da proposta deleuziana de extrair um pensamento do cinema, o livro introduz o leitor a uma nova teoria cinematográfica e ao pensamento do próprio Deleuze (a noção de diferença, a relação da filosofia com a arte, os paradoxos do tempo) e elucida seu diálogo com outros filósofos, a imagem em Bergson, o signo em Pierce, o tempo em Kant.
Deleuze e o Cinema é um livro para filósofos, cineastas, cinéfilos, pensadores e para qualquer um que busque experimentar o devir-cinema do pensamento.

Sumário: Capítulo 1 – Da Imagem do Pensamento e dos Intercessores: O Problema da Imagem do Pensamento, O Conceito de Intercessores; Dos Intercessores Filosóficos: Bergson, Peirce, Kant: Da Imagem em Bérgson, Signo em Peirce, Kant, o Tempo Fora dos Eixos, o “Eu É um Outro”; A Taxionomia Deleuziana do Cinema: Da Natureza da Arte: O Que É o Cinema?, Montagem e Narratividade, As Imagens-Movimento: Imagem-Percepção, Imagem-Afecção, Imagem-Pulsão e Imagem-Ação, As Imagens-Tempo: Imagem-Lembrança, Imagem-Sonho, Imagem-Cristal; Arte e Falsificação: Deleuze e as Potências do Falso: Cinema e Falsificação, Nietzsche e as Potências do Falso, Pensar o Cinema: Cinema e Pensamento, um Devir-Cinema, Considerações Finais.

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias