25 de junho de 2007

Roda Viva gratuito, YouTube em português e criação de roteiro interativo

Você gostaria de rever aquela entrevista genial do Roda Viva?

A FAPESP e a TV Cultura anunciaram nesta quinta-feira (14/6) um acordo de cooperação que colocará no ar o Portal Roda Viva-FAPESP. Com o novo site, o público terá acesso gratuito às transcrições integrais das mais de mil entrevistas realizadas pelo programa Roda Viva nos últimos 21 anos. O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, explicou que todo o projeto está sendo realizado com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).


Segundo Paulo Markun novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, “o portal é um projeto apresentado ao Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da FAPESP, que o financiou inteiramente. É uma iniciativa muito importante, porque, além de dar acesso universal ao conteúdo integral de todas as entrevistas realizadas no Roda Viva, funcionará como uma espécie de enciclopédia das temáticas tratadas no programa”, declarou à Fábio de Castro da Agência FAPESP.

Com um mecanismo de buscas que identifica palavras-chave, o público poderá pesquisar temas que foram abordados ou citados durante os programas e ter acesso a informações complementares. De acordo com Markun, o site está em fase de desenvolvimento e deverá ser inaugurado dentro de 30 a 60 dias. “Já temos uma versão piloto no ar, com as primeiras páginas de 16 entrevistas. Dentro de um ano todas as entrevistas já deverão estar transcritas e disponíveis na íntegra”, disse Markun. Cada entrevista será acompanhada de um trailer de dois minutos, e em formato de texto, o que permitirá copiar livremente e utilizar o material de muitas formas.


Você fala brasileiro?

O YouTube fala, o megasite americano agora tem versão em português, feito pra brasileiro ver! O Brasil se une a mais nove países com direito a sua versão nacional do gigante site de troca de vídeos online. O que dará direito ao usuário poder acessar os filmes por países, o mesmo que acontece com o Google. O YouTube se tornou um daqueles sites fenômenos e praticamente incontornáveis, como Google, Orkut, entre outros, com quase direito a ter uma rubrica no nosso dicionário do do dia-a-dia. Anote o novo endereço: br.youtube.com


Você tem boas idéias para roteiro?
O site Você Filmes promove a interatividade através da internet na produção de audiovisuais. O princípio é compartilhar as idéias de produção de filmes e vídeos independentes de forma colaborativa. Um participante que tenha preferência por fazer filmagens, deverá gravar a primeira cena de uma idéia original e cadastrá-la no site. Enquanto isso, outros participantes assistem a essa primeira cena e enviam seus próprios roteiros sugerindo qual devem ser os acontecimentos da próxima cena que o diretor irá filmar. Assim, o diretor recebe diversos roteiros dos participantes, filmando a próxima cena baseando-se na idéia do roteirista escolhido. Ao longo do tempo o diretor terá um filme completo feito com a colaboração de diversos roteiristas. Para aqueles que preferem dar opiniões sobre filmes, existe a opção de enviar uma crítica diretamente para o diretor.
A utilização do site é gratuita www.vocefilmes.com.br mas o candidato tem que se cadastrar para participar. Mais informações: Marcelo Azevedo
E-mail: marcelo_arroba_vocefilmes.com.br Tel: 15-3012-7677

Nenhum comentário:

Visite o site da Revista Intermídias